segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Importância Do Brincar Na Formação Da Criança


As primeiras linhas da apostila nos mostra claramente a importância da opinião do professor no desenvolvimento geral do aluno na escola. Erroneamente , por julgamentos infindados simplesmente rotulam como se fossem os donos da verdade. Esse vai aprender, este não vai, este vai ser comportado , este outro não, e por ai segue-se uma crescente e quase inevitável atitude anos após anos. E confirmados , pois é negado ao aluno a verdadeira oportunidade de descobertas e crescimento .Experiências científicas foram feitas para provarem tal teoria. E comprovaram de fato, que o que julgamos incapaz , torna-se incapaz. O aluno com tal conceito, não recebe as mesmas atenções, elogios, ou oportunidades que os demais, tornando-se alvo de preconceitos e negações.
Cabe aos pais e professores observarem atentamente o comportamento da criança, para se fazer realmente uma avaliação, e se detectado algum tipo de anormalidade na conduta da criança , a mesma deverá ser encaminhada para o acompanhamento médico. Muitas vezes uma criança hiperativa é confundida com uma criança sem limites, mal educada e por outros adjetivos mais. Um aluno que é diagnosticado na fase da infância é com certeza um individuo com uma chance a mais de ser um adulto bem sucedido. A hiperatividade pode deixar seqüelas agravantes tais como: desorganização para executar tarefas e rotinas diárias, distração excessiva, sonolência diurna e cansaço mental. Causando ainda a possibilidade de a pessoa se tornar sensível a criticas e tornar-se irritadiço.A atenção de pais e professores em relação a esse tipo de comportamento é imprescindível para um bom desenvolvimento do aluno.
Para que o ensino funcione adequadamente , é necessário que o professor saiba onde quer chegar, qual o tipo de cidadão que irá formar. A escola deverá seguir um projeto político pedagógico, para nortear as idéias dos professores. Sabendo onde se quer chegar , existe a oportunidade de se traçar o caminho certo para se alcançar os objetivos propostos.
Não se deve dar ênfase em demasia a conteúdos , informações, memorizações.O professor deve deixar o aluno trilhar seu caminho, oferecendo condições para que o próprio utilize-se dos recursos oferecidos.É fazer com o aluno busque , se preocupe com o seu desenvolvimento, é mostrar a capacidade que o aluno possui, e oferecer recursos que o motive a refletir e ser um aluno comprometido com seu ensino aprendizagem.Um ser pensante, crítico, participativo, criativo, capaz de discutir , opinar, ser livre para usar sua expressão.
A escola como instituição deve atender a uma população, visando seus interesses sociais, políticos. Segue desdes os primórdios da historia sua hierarquia, comprometendo-se com os interesses dos seus governantes.Deixando muitas vezes o aluno privado de descobertas próprias. De um desenvolvimento geral , da formação integral do cidadão. O aluno não cria , apenas copia. Aceita o que lhe é imposto pela sociedade e pela escola.


“...a escola dos meus sonhos...Essa escola não forma consumidores mas cidadãos.”
( Frei Beto- O Estado De S. Paulo-14/05/1997) A escola como meio de transformação, de interação, de trocas de experiências, de interdisciplinaridade. É a escola onde busca no dia a dia as explicações para a vida e onde se é trabalhada de maneira animadora e sem preconceitos , todas as questões da vida.
O professor é um exemplo para o seu aluno, pois a criança aprende vendo , analisando, observando, e se inspira nas atitudes dos outros. Como nos diz Leo Buscaglia em seu livro Vevendo!Amando e Aprendendo, “aquilo que você sonha e crê é , na realidade o que essa criança está se tornando.”
Atitudes positivas por meio de pais e professores, caminhos traçados com metas a serem alcançadas e objetivos a serem desenvolvidos, um projeto político pedagógico bem elaborado, uma escola comprometida com o desenvolvimento integral do aluno, e a formação de um individuo critico , capaz de tomar decisões, e que seja criativo sem medo de agir, seria o ideal de escola.
O professor deve estimular o desenho livre infantil, pois é nesse momento que a criança explora os materiais que estão ao seu dispor, cabe ao professor proporcionar um momento de prazer e interesse ao aluno, deixando-o livre para criar. Não determinando espaço, ou formas, ou questionando o aluno neste momento. Não se deve fazer modelos a serem seguidos, isso limita a capacidade do aluno em desenvolver suas habilidades.Ofereça tintas, massas de modelar,lápis de cor, giz de cera,este tipo de atividade estimula várias áreas do desenvolvimento global da criança e ainda a torna mais calma, serena. Respeito os níveis de aprendizagem de cada aluno.
O brincar faz com que a criança aprenda , desenvolva-se de maneira gradual e saudável, é brincando , observando , relacionando-se com o outro que a criança adquire conceitos ,que interage com o mundo,que se integra á sociedade, que constrói sua identidade.
Observa-se que crianças que têm oportunidade para brincar vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos.

"É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral, e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu." (WINNICOTT, 1975, p.80)

A criança que brinca experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades, é brincando que se estimula a criatividade, onde se pode tomar iniciativas, desenvolver sua linguagem, onde a criança alcança autoconfiança, equilíbrio. Brincando imita o mundo real , vivencia atitudes do dia a dia, toma decisões, faz modificações, interage com o real através do imaginário.
Tipos de brinquedos que ajudam no desenvolvimento da criança. Brinquedos de berço, são os móbiles, chocalhos, brinquedos para olhar, ouvir , pegar e morder.São estimulantes, ajudam no desenvolvimento motor, visual .
Os brinquedos de afeto, ursinhos,gatinhos , bebezinhos,oferecem consolo, ternura, amor.São os brinquedos de estimação, aquele que nunca é esquecido.
Os brinquedos para o “faz de conta”,são os que levam ao mundo imaginário, onde tudo pode ser o que a pessoa quiser que seja, um pedaço de madeira pode ser um boneco, ou um carro,estes brinquedos proporcionam momentos agradáveis de fantasia e imaginação, ajudando a criança a se ajustar ao mundo em que vive.
As bonecas, todos na realidade são atraídos por esse objeto, as bonecas encantam adultos e crianças, é a miniatura do ser humano, são objetos de afeto que gera segurança e carinho, a criança adquire amadurecimento ao brincar com bonecas , pois tem a oportunidade de vivenciar o papel do adulto.
Os fantoches, todos os tipos, são estimuladores da imaginação e da linguagem, levando a criança a se expressar de maneira mais livre sua intimidade e sentimentos.É um recurso maravilhoso , onde adultos e crianças ficam expostos as suas sensações, emoções e pensamentos.
As fantasias, através do uso de fantasias, o imaginário toma conta do ser, e o faz sentir as emoções reais, um chapéu de bombeiros na cabeça de um menino, o faz se sentir um herói, a roupa da mulher maravilha para uma menina, a torna forte e destemida, algumas fantasias voltam-se para as emoções outras para profissões, mas todas proporcionam o mesmo resultado,facilitam a criação ,a busca da identificação .
Teatro de sombras, encanta pelo misterio que representa.
Bolas , brinquedo que não tem idade para se brincar, fascinante, desenvolve a coordenação motora, agilidade e precisão.
Brinquedos de guerra, são os que representam as armas de guerra, não se deve proibir que brinquem com brinquedos que representam a violência mas se deve discutir as atitudes corretas a serem tomadas frente à violência social.
Brinquedos pedagógicos, auxiliam no aprendizado de cores, formas, geometria, números, letras etc.

Os brinquedos devem ser escolhidos de acordo com a necessidade e interesse das crianças, respeitando suas fases de desenvolvimento emocional, sociocultural, físico e intelectual.(Jacqueline Aguiar)

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