segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

BRINQUEDO , DESAFIO E DESCOBERTA



Através do brincar a criança descobre e interpreta o mundo que a cerca. É brincando que se desenvolve , que cresce,tornando-se um ser pensante , crítico , experiente. Assim, brincando que nasceram vários inventores. O homem por si só, tem o desejo de conhecer, de experimentar, de criar .Brincando as crianças aprendem sozinhas, com motivação, colocam suas habilidades em prática, participam do meio.
É importante que se crie todo um ambiente para despertar o interesse da criança, que faça com que a mesma sinta fome em aprender. Que esteja inserida neste contexto. O material utilizado deve alcançar o interesse , que tenha significado , seja próximo à realidade de quem está brincando.
Brincando a criança solta a imaginação, projeta-se no brinquedo, faz trocas valiosas de criatividade e desenvolvimento. As brincadeiras devem ser graduais, quer dizer, o nível de dificuldade deve acompanhar o interesse e a disposição da criança, para que haja uma absorção significativa .
Uma maneira lúdica de inserir assuntos novos no cotidiano da criança, é fazer do objeto a ser explorado algo novo e significante , havendo assim um acréscimo de oportunidades de desenvolvimento que envolvam linguagem, raciocínio , criatividade e interesse.
É brincando que a criança irá desenvolver seu lado social, afetivo. Nos jogos , nas corridas, a mesma irá aprender e colocar em prática regras simples de convivência, é o lúdico conquistando espaço na educação, permitindo um trabalho pedagógico com possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento.
Deve haver uma interação entre a criança , o brinquedo e o adulto , a criança deve ver no brinquedo um objeto de desejo próprio, onde será permitido a exploração do mesmo, deve ser oferecido um brinquedo que possa ser utilizado pela criança , sem cobranças, sem persuasão, o adulto tem que respeitar os limites da criança, nunca devendo cobrar dela o que não pode receber em troca. O adulto deve ser um mediador, um facilitador, proporcionando momentos de descobertas, resoluções de problemas , concentração, criatividade, o adulto deve incentivar a criança a brincar , criando um afetividade, respeito. O auxílio do adulto quando requisitado é de suma importância, os esclarecimentos que o mesmo poderá dar, contribuirão para a assimilação das regras .
Cabe ao adulto criar uma atmosfera agradável na hora da brincadeira,sempre respeitando o interesse da criança, sua disposição, e atenção.Deve deixar que a criança explore livremente o brinquedo, limitando-se a sugerir , estimular, a explicar, sem impor .Que ajude a criança a descobrir suas habilidades , que não interrompa a linha de pensamento da criança e a assimilação do que está explorando. Conduzir a criança a ter responsabilidades, a ser organizada, cooperativa, após a brincadeira, ajude-o a adquirir o hábito da organização, ensine-o a arrumar tudo o que foi utilizado .Assim a criança aprende não somente a brincar mas também desenvolve a ordem, automaticamente.
O brincar e o trabalhar, caminham juntos. Uma criança que sabe brincar, saberá escolher com mais precisão qual profissão deva tomar. Se a criança brinca, aprende a ter seu tempo ocupado é como se fosse o horário do trabalho, mas um trabalho prazeroso, onde ele utiliza o momento para descobertas, não algo obrigatório , que causa repugnação. O brincar gera satisfação, assim sendo, quem aprende a utilizar seu tempo adequadamente, saberá utilizá-lo em todos os aspectos .
Seja oferecido todos os tipos de objetos para serem explorados , das garrafas de plástico, embalagens diversas, revistas, caixas, tampas, aos mais sofisticados brinquedos importatos, a criança deve ter o mesmo facilitador, quer dizer, deve ser motivada , frente a inúmeras possibilidades de exploração.
Os brinquedos desempenham um papel decisivo para transformar as crianças em adultos maduros, com grande imaginação e auto confiança. É através deles que as crianças começam a desenvolver a criatividade e sua habilidade para mudar o futuro, pois acredita-se que brincando as crianças constroem seu próprio mundo.
(Jacqueline Aguiar)

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