sábado, 21 de fevereiro de 2009

20/02/2009 Primeira reunião entre mestre e pais.


Amei a primeira reunião de pais e mestres desse ano, coloquei meus projetos, conversamos sobre a importância da integridade entre família e escola, dúvidas, sugestões , foi gratificante. Mostrei aos pais o quadro de aulas que serão desenvolvidas ao longo da semana, e apresentei um resumo dos projetos para que eles já fiquem em alerta . Cada família recebeu digitalizado seu esqueminha para não esquecer. Segue o modelo:

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)




SONHO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

As asas da educação são aquelas do sonho, do ideal. Uma escola é construída para realizar este sonho: melhorar a qualidade da vida de cada um e de todos.
Dar condições para que a criança se sinta autoconfiante, questionadora , levar a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
É na educação infantil que as crianças descobrem o prazer de aprender, de ouvir e falar, despertam pras descobertas do cotidiano. “Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco,como eu corro,como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’”, diz Karina Rizek Lopes, coordenadora da Área de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC.
Com base nisto devemos oferecer condições para que a criança se descubra e aprenda a seguir regras de convivência, respeito e solidariedade. Com o auxílio direto da família e escola.
Pais observem seus filhos, ajudem a formar um cidadão critico capaz de tomar decisões importantes , nesta fase também está em formação o caráter.
Crie um elo entre escola e família, participe das atividades propostas pela escola, tire um pouco do seu tempo para atuar diretamente na formação do seu filho. Invista nele, o futuro depende do hoje .
Peço que observem as tarefas diárias, converse com seu filho sobre a manhã que teve de aula, o que aprendeu, ofereça condições para um bom desenvolvimento. Fale sobre as regras de convivência da turma, do comportamento, leve seu filho a perceber que a escola é importante, que é um momento de muito prazer e conhecimentos.
Para quem quiser acompanhar meu trabalho pedagógico, poderá fazê-lo acompanhando meu blog .
Obrigada pelo comprometimento com a educação e formação integral do seu filho. Ele agradece .
Um 2009 de muitas realizações.




Cada família também recebeu este modelinho :



Escola Classe

20 de fevereiro de 2009

“Amar é a força da vida e , trabalho vinculado ao amor, é a usina geradora da felicidade”.

Estimados Pais / Responsáveis,

Este comunicado é com o intuito de trabalharmos juntos para um melhor desenvolvimento do aluno. Segue abaixo o quadro de aulas que será seguido por mim, Jacqueline professora da educação infantil . Para que haja sucesso na vida escolar de seu filho, se faz necessário a participação da família.
Observe os horários de aula , e esteja atento às minhas solicitações .

Segunda feira ...
. rotina (oração, música, conversa informal, história, quanto somos, chamada com crachá)
. atividade envolvendo a língua portuguesa (letras, sons, textos)
. hora do lanche
. trabalho de artes ( colagem , pintura, desenho, recorte)
. atividade na quadra de esportes ( corrida, bola , ginástica, ou jogos)
. hora da saída.

Terça feira...
.rotina
. atividade de matemática (números , formas, cores )
.hora do lanche
.brinquedo livre ( brinquedos diversos em grupos , esquema de rodízio)
.hora da saída.

Quarta feira...
.rotina
.atividade de ciências ( corpo, espaço, higiene, animais)
. hora do lanche
.artes ( trabalho diversificado envolvendo o tema trabalhado)
. hora da saída.


Quinta feira
. rotina
.cozinha experimental ( onde o aluno juntamente com a professora desenvolverá receitas simples, onde os mesmos degustarão)
.hora do parque
.hora da saída

Sexta feira
.rotina
.hora do filme
. hora do lanche
.atividade relacionada ao tema do filme.
.brinquedos diversos .

Seguindo a lista da chamada o aluno será convidado a colaborar com os ingredientes necessários para a realização da aula da cozinha experimental, isto se dará na terça feira, tendo o mesmo que trazer os ingredientes na quarta feira .
O aluno levará para casa , a sacola literária, onde juntamente com os pais e toda a família poderá participar de um momento do conto, ficando um adulto da família responsável para fazer o registro dos fatos ocorridos neste período.
Nosso mascote( Um boneco de pano) irá fazer uma visita à sua casa nos finais de semana , retornando na segunda feira juntamente com uma doação feita pela família que o abrigou. ( Todo material arrecadado será entregue a uma instituição de caridade no mês de outubro, as doações podem ser de roupas, sapatos , brinquedos , materiais de higiene)
Também teremos a caixa surpresa, cada família participará. O aluno que levar a caixa para casa terá que nos trazer uma surpresa, ex, se o aluno resolveu nos trazer pipoca, a mãe fará sacolinhas com pipocas para serem degustadas pelos alunos depois da exploração da caixa. Outro exemplo, se a criança escolheu trazer algodão , a mãe terá que fazer vinte e seis pacotinhos contendo um pedaço de algodão para que cada criança possa ganhar a sua surpresa e levar para casa para explicar aos familiares o que aprenderam neste dia.
Conto com a colaboração da familia , seu filho irá agradecer.
Em relação ao dever de casa, o mesmo deve ser feito pelo aluno , porém com a presença de um adulto para o auxiliar nas dúvidas.
Desde já agradeço pela colaboração. Professora Jack.

Um comentário:

Gisele disse...

I Jack, é a Gisele, mãe da Ana Clara, Deus colocou vc no caminho dela e sei que o futuro promete.

Um grande abraço.
Meu email:giselebsb20@hotmail.com